top of page
Buscar
  • Foto do escritorMateus Queiroz

Antologias

Fala galera.

Tudo bem?

Estão lendo bastante?

E escrevendo?


Bom como prometido no último post, vim falar sobre esse maravilhoso assunto que me fez crescer bastante como escritor, mesmo ainda sendo iniciante.


Antologias.

O que são?

Onde vivem?

Do que se alimentam?

Como se reproduzem?


Se você é um escritor iniciante e nunca ouviu falar de antologias, eis que venho trazer-te uma ótima solução para você melhorar sua escrita.


Antologias são coletâneas de contos. Diferentes textos unidos em um único volume formando uma obra literária.


Muitas editoras produzem várias antologias ao longo do ano por meio de concursos literários. Geralmente é escolhido um tema para aquela antologia, existe uma quantidade limite de caracteres/palavras que o texto pode ter e uma data limite para a entrega (ou submissão) dos textos.


E aí você pode me perguntar: Mateus como isso vai melhorar minha escrita?


Vou usar minha experiência como exemplo.

Eu sou um autor que prioriza a escrita de fantasia (mais especificamente a Alta Fantasia), então essa é minha "zona de conforto". Quando eu penso em escrever algum texto desse gênero, já sei como narrar, como descrever as cenas, quais características um personagem precisa ter para chamar atenção dos leitores de fantasia, etc, mas quando me deparo em precisar escrever outro gênero, com temáticas diferentes, é aí que vem o desafio.


O primeiro desafio é o tema.

Ano passado participei de um concurso literário para uma antologia, cujo tema era fantasia urbana que envolvesse uma relação de fraternidade. Isso me tirou muito da minha zona de conforto. Eu nunca havia escrito nada sobre irmãos e nem fantasia urbana. Foi necessário muita pesquisa e uma dedicação bem maior para produzir um conto bacana e submetê-lo a antologia.


Segundo desafio é o limite de tamanho.

Quando você começa a escrever, jamais você pensa em limites, em coisas que vão delimitar a sua escrita. O que mais quer é colocar suas ideias no papel da melhor maneira possível e ver sua história ser contada do jeito que você quer, porém, quando existe um limite, você pensa inúmeras vezes antes de colocar uma frase, uma cena, um diálogo. Realmente esse trecho vai ser importante para a história? Fará diferença? Serve como reflexão para melhorar seus textos futuros, mesmo que estes não tenham limite de palavras.

Uma das antologias que participei ano passado, tinha como limite a quantidade de 1.000 palavras. Era um desafio você escrever uma história com começo, meio e fim, que impactasse o leitor num espaço tão curto.


Terceiro desafio é o prazo para entrega.

Trabalhando com prazo você se esforça para ter uma constância na escrita. Se a antologia te permite escrever um texto de até 4.000 mil palavras, você vai querer usar o máximo de palavras possível para escrever seu texto, porém, essa quantidade é um tamanho considerável e que exige de você pelo menos uma semana de escrita diária de pelo menos uns 45 minutos.

Os editais dos concursos de antologias geralmente dão um prazo de 1 mês ou até um pouco mais para produção e submissão dos textos, daí você pode me perguntar novamente: Mateus, um mês é muito para escrever um texto de 4.000 palavras, não acha? Te respondo que é o suficiente, mas lembre-se que antes de submeter seu conto, você precisa terminar de escrevê-lo (óbvio), passar para outros leitores (amigos, colegas ou familiares) que vão te dar um feedback, deixá-lo descansar por pelo menos 3 dias, revisá-lo e depois reescrever aquilo que não ficou tão bom. Vendo tudo isso, um mês parece pouco agora.


Deixo aqui as antologias que participei:

  1. Crônicas da Tormenta vol.3;

  2. Irmãos Além do Sangue pela Editora Sem Tinta;

  3. Sociedade dos Contos Fantásticos pela Editora Flyve;

  4. Curtos e Fantásticos pelo Selo Odisséias da Editora Jambô.


No primeiro, haviam 6 vagas. Foram submetidos 192 contos. O meu não foi um dos seis selecionados, mas foi citado como um dos 7 que obtiveram honra ao mérito e posteriormente seriam publicados na Revista Dragão Brasil. Meu conto "A Cápsula" foi publicado na edição nº154 de maio/2020 e ainda fui remunerado por isso.


A Editora Sem Tinta trabalha com muitos editais de antologias ao longo do ano. Meu conto "Como uma Quimera" foi selecionado com outros 19 autores para compor a antologia que entrará em pré-venda agora no mês de setembro/2020.


A Editora Flyve selecionou 20 autores para compor essa antologia que está sensacional, e meu conto "Antônimos" está presente lá. A pré-venda começará por volta do dia 15 ainda de agosto deste ano.


O Curtos e Fantásticos, foi um dos que não fui selecionado, mas que como eu disse, serviu muito de aprendizado.




Espero que tenham gostado do artigo.

Que Deus abençoe a todos.

Muito sucesso na escrita.


Se você não é escritor, mas conhece alguém que escreve, compartilha esse artigo com ele e o ajude na carreira que não é simples.


Me siga em minhas redes sociais:


Instagram: @mattqueirozm

Facebook: mqueirozm




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page