top of page
Buscar
  • Foto do escritorMateus Queiroz

Ressurreição do Blog - Minibio do Autor e Avisos

Fala, galera.

Tudo bem?

Estão lendo bastante?

E escrevendo?


Depois de praticamente um ano sem mexer no blog, resolvi ressuscitá-lo.

Esse 'post de ressurreição' (digamos assim), servirá para conhecerem um pouco mais da minha vida, minha trajetória como escritor até aqui e para receberem alguns avisos.


  • Vamos a primeira parte?


Mateus Queiroz, filho de dois cearenses, durante a infância, não gostava nem um pouco de ler. Um de seus jargões favoritos, inclusive já na adolescência quando ainda estava no ensino médio era: "odeio História" (referindo-se à matéria escolar que menos gostava).


Gastava a maior parte de seu tempo, quando não estava na escola, com jogos eletrônicos, mais especificamente um MMORPG que marcou sua adolescência (Ragnarok Online). Também era fascinado por um trading card game, que ele considera ser o melhor jogo desse estilo já feito (Magic The Gathering). Também considerava-se um sortudo por ter uma quadra poliesportiva bem em frente a casa de seus pais. Jogou muito futebol e basquete ali na infância.


Já na juventude, descobriu o RPG narrativo, que basicamente é um jogo de criação de histórias e interação social. Essa interação aproximou-o ainda mais de seus amigos e o fez começar a enxergar histórias com outros olhos. O ponto de virada para tornar o 'cara que não gostava de ler' em um ávido leitor foi exatamente uma de suas aventuras de RPG. Naquela "campanha", jogava com um personagem arqueiro e num determinado dia, passeando por um dos shoppings da capital, quando voltava do trabalho, deparou-se com um livro de uma linda capa (Rangers, a Ordem dos Arqueiros).


Sim, julguei o livro pela capa!

Adquiriu um exemplar e começou a lê-lo dentro do ônibus ainda no caminho de casa.

Depois disso, percebeu que sua repulsa com livros acontecia porque sempre que pegava uma história para ler, era sobre algo que ele não gostava. Depois de se entremear no universo fantástico criado por John Flanagan, e tirar várias ideias para o seu personagem no jogo de RPG, começou a comprar os outros livros da série e a consumi-los cada vez mais.


Foi então que resolveu comprar os clássicos de literatura de fantasia, As Crônicas de Nárnia, O Senhor dos Anéis e O Hobbit apaixonando-se ainda mais.


Daí por diante, a literatura já estava presente em sua vida. Adquiriu em seguida toda a Trilogia da Tormenta (O Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo e O Terceiro Deus), muito por conta de que era apaixonado por esse cenário, o mesmo em que se passavam as aventuras de sua mesa de rpg.


Essa paixão pelo jogo narrativo, o levou em abril de 2019, a um evento em que o Editor Chefe da Jambô Editora e uma das autoras do cenário, a escritora Karen Soarele, trariam notícias sobre a comemoração dos 20 anos do maior cenário de fantasia nacional.


Durante as perguntas e respostas, alguém se interessou pela carreira da escritora, e aquela jovem, contou um pouco de sua trajetória até ali. Foi então que os olhos desse que vos escreve brilharam. "Porque não começar a escrever também, já que tenho tanta facilidade para tal quando estou jogando com meus amigos?" pensou ele.


Ao chegar do evento, procurou sobre a autora e achou o canal dela no youtube, onde a mesma tinha um programa chamado Diário de Escrita, em que ela e outros dois convidados debatiam sobre seus projetos literários e como tinha sido a semana de escrita de cada um. Além de interagirem muito com o público pela live, ainda tinha uma planilha de metas de palavras escritas por semana que todos podiam preencher e tentar alcançar.


Aquilo o fascinou, pois é competitivo por natureza!

Decidiu colocar seu nome na planilha e começar a escrever já no dia seguinte.


Desde então não parou mais, pois descobriu nessa arte chamada escrita de ficção um verdadeiro amor.


Hoje, é um membro consagrado da Comunidade Católica Obra de Maria, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É casado com uma esposa maravilhosa que o apoia em seus projetos e pai de um filho lindo que serve de inspiração todos os dias.


Tem dois projetos publicados:


  1. Paralisia do Sono, uma novela de terror e suspense pela Editora Clube de Autores e Editora UICLAP.

  2. A Cápsula, um conto de alta fantasia, que se passa dentro do cenário de Tormenta, publicado na Revista Dragão Brasil nº 154.


  • Vamos aos avisos?


Primeiro gostaria de dizer que tenho dois contos, aprovados em antologias. Estes estão em processo de curadoria e em breve trago mais notícias sobre eles. Ambos serão publicados ainda este ano. Um pela Editora Sem Tinta e o outro pela Editora Flyve e tenho certeza que, se você gosta de literatura fantástica, vai adorar lê-los, bem como os contos dos outros autores que participam dessas antologias.


Segundo, vou tentar manter uma maior frequência de postagem aqui no blog. Todos os dias terminados em 6 (06, 16 e 26) terá um post novo sobre literatura aqui.


Terceiro: Meu segundo livro já está quase finalizado. Trata-se de uma coletânea de contos fantásticos dentro de um universo de alta fantasia criado por mim. Por enquanto só posso revelar isso, mas todos serão avisados quando estiver mais próximo do lançamento.


Me sigam nas redes sociais.

Grande abraço!

Deus abençoe a todos!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page